Discurso

Em 23 de setembro de 2011, formei em Desenvolvimento de Sistemas, como toda oradora de turma o discurso foi por minha própria conta e risco.
Qual o motivo de estarmos reunidos aqui essa noite?
Acredito que não viemos somente para exibir belos trajes ou liberar sorrisos e felicitações! Algo muito maior que tudo isso nos trouxe aqui esta noite: o prestígio, o orgulho, a alegria e o prazer de fazer parte deste momento de suma importância na vida de todos esses jovens. Sim, jovens! Porque de todo o somos, afinal, o que se não a disposição juvenil nos ajudaria a passar noites em claro estudando cálculos, teorias, algoritmos, elaborando projetos, discutindo planos empresariais e estrutura de codificações?
De fato, essa é uma noite especial! Estamos todos reunidos mais uma vez, como na primeira aula inaugural onde fomos apresentados a um novo mundo de descobertas e aprendizados, o qual nos integraríamos dali a frente! Um novo mundo que se abriu diante dos nossos olhos, nos possibilitando vivenciar experiências ao lado de pessoas outrora desconhecidas, hoje nossos amigos, conquistados ao longo desses anos de curso…
As turmas grandes possivelmente se dividiram em pequenos grupos, já as turmas pequenas se uniram por conta da convivência que conseqüentemente tornou-se mais intensa. Mas, independente de qual tenha sido a situação criamos laços afetivos e fraternos que levaremos daqui a frente, amizades conseqüentes de noites em reuniões, de intervalos na cantina, de almoços e jantares de confraternização, de brincadeiras e conversas paralelas em sala de aula.
Ajudamos um ao outro quando se fez necessário, estendemos a mão e cedemos o ombro, construímos aos poucos e solidificamos em rocha firme os amigos que hoje são nossas “heranças da faculdade”, agradecemos a cada um por todos os momentos, por estarmos juntos nesse grande dia!
Aos amigos que infelizmente não puderam nos acompanhar até aqui, aos que ficaram pelo caminho, estendemos nossos votos de estima e agradecemos o tempo significativo que permaneceram conosco, em especial, ao querido Américo Fernandes Pavão Neto. Nossa admiração e gratidão ao companheiro são expressas pela turma que recebeu seu nome, em cada sorriso estampado em nossos lábios essa noite ao lembrar o quão especial foi a sua passagem por aqui…
Buscamos respostas para quase tudo ao longo de nossas vidas, nos questionamos sobre uma série de coisas, nos preocupamos antecipadamente, nos desesperamos diante dos mais simples desafios… Sempre foi assim, desde o início, sempre foi assim! Mas, a humanidade caminha rumo a uma evolução continua, ao aprendizado eterno, a cada dia surgem mais descobertas, mais informações, a cada novo dia conhecemos um novo mundo e nós formandos, também fazemos parte dele, ajudamos a construí-lo ao longo de nossas vidas e agora, já formados, teremos uma parcela de contribuição maior, afinal, alguém aqui consegue imaginar um futuro sem computadores, softwares e dispositivos cada vez mais modernos, eficientes e acessíveis? Quem iria gerir todas essas informações, todos esses grandes empreendimentos? Quem administraria com tamanha eficácia e competência os negócios futuros recorrentes da evolução a que nos submetemos dia-a-dia?
Somos partes de um todo, ao passo que uns produzem e desenvolvem, outros planejam e comercializam. Acreditem, pode parecer que não funcione, mas o resultado final será sempre um belo trabalho em equipe, qualificado e de alto nível. A propósito, para isso estudamos, é por isso senhores que viemos aqui hoje, concretizar um sonho, entrar por mais uma de muitas portas que se abrem diante dos nossos olhos! Abraçar nossos companheiros que estiveram conosco nesses 2 ou 4 anos e dizer: valeu a pena! Sim! Valeu muito a pena todas as noites em claro, todas as discussões, todas as brincadeiras, todo o cansaço do dia-a-dia expresso em sala de aula na falta de atenção, valeu a pena conhecer cada professor, nossos mestres que nos ensinaram tudo o que sabiam e sem medir esforços compartilharam conosco seus conhecimentos e experiências! Em memória o professor Vitor Mauricio que faleceu logo após passar por aqui.
Valeu a pena cada dificuldade, cada obstáculo que surgiu a nossa frente, mas que enfrentamos de cabeça erguida e conscientes de que no fim, ou melhor, nesse novo começo poderíamos nos orgulhar dessa grande conquista e de todos os desafios que nos foram impostos por essa vida.
Obrigada Deus por nos permitir vivenciar tudo isso! Obrigada pela oportunidade! Obrigada pela misericórdia e toda a força que cedestes a cada um de nós!
Parabéns aos nossos pais que tantos sacrifícios fizeram pra que estivéssemos aqui hoje, eles que nunca enxergaram dificuldades e impossíveis quando o assunto dizia respeito a nós, seus filhos!
Parabéns aos demais familiares e amigos que são testemunhas de todo o nosso esforço e que estiveram conosco muitas das vezes em todos esses momentos. Parabéns aos colegas professores que nos ensinaram com profissionalismo e amizade tudo o que hoje sabemos. Parabéns a todos os profissionais que integram o quadro de funcionários dessa universidade. E, principalmente parabéns a nós, formandos que saímos daqui essa noite de braços abertos a um novo mundo que vem de encontro aos nossos sonhos, objetivos e anseios de poder aplicar o conhecimento adquirido a cada dia, a cada nova oportunidade, a cada novo desafio.
Parabéns! Somos de fato Desenvolvedores de Sistemas, Gestores Empresariais e Administradores prontos e capacitados para o mercado de trabalho, para a vida em si.
Qual o motivo que nos mantém reunidos aqui hoje? Existem palavras que respondem a esse questionamento: fé, esperança, motivação!

Renato Russo em uma de suas músicas disse: Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que os seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém.
Quem acredita, sempre alcança!

Nós?
Acreditamos, alcançamos!

Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s